Image Map

23 junho 2012

Temporada de feiras e eventos: 10º Semana Senac do Pachtwork.

O grande barato do artesanato p'ra mim sempre foi a idéia de descobrir e aprender novas técnicas. Talvez seja por isso que gosto tanto de conhecer e, em alguns casos, até me arriscar em projetos mais ousados.
A internet é hoje sem dúvida a principal fonte. Ironicamente, é a tecnologia a princial responsável por propagar técnicas que nossas avós já conheciam, associadas à idéias de design. Não há quem nunca viu por acaso ou procurou o passo a passo de algum produto artesanal. Diante de um mercado tão massificado, com produtos tão parecidos, percebo que as pessoas querem cada vez mais se sentirem exclusivas, seja com a alegria do artesanato interiorano ou a sofisticação do contemporâneo.

Essa semana participei de um workshop no SENAC, ministrado pela Denise Meneghello, sobre feltragem. Aprendi a fazer uma gola toda conceitual e no fim do curso a artista plástica deu uma demonstração de como produzir um chapéu e dicas para coletes.

 Fotos: Paloma Brenand




Depois da aula fomos levadas para a 10º Semana Senac do Pachtwork. Foi muito legal! Tive a oportunidade de conhecer e vi coisas lindas, cheias de capricho e desing por lá.

O evento foi muito bacana para, além de conhecer ateliês e novos produtos no mercado, havia idéias bem originais e cheias de inspiração.










Mas não sem dúvida, o Fusca da Rita Paiva chamou muuuuuita atenção. O trânsito dali não colabora muito, mas quem estava à direita pôde com o fusqueta revestido por retalhos de tecido. Tinha até quem abaixava o vidro para tirar foto.








Semana que vem tem Mega Artesanal. Vamos ver o que encontro por lá!

01 junho 2012

Porta-temperos com potes reciclados

Depois de tanto tempo sem postar aqui, qualquer explicação seria ridícula. Tenho tantas novidades, tantas idéias para contar que por isso, vou direto ao post. ;) 

Há tempos estou a procura de um porta temperos que armazenasse uma variedade grande de condimentos. Eu adoro brincar na cozinha. Sentir o gostinho picante do curry, o frescor do orégano ou ver o colorido proporcionado pelo coloral e pelo açafrão são super importantes p'ra mim durante o ato de cozinhar. Por isso, os conjuntos que eu encontrava não supriam a minha necessidade (a maioria vem só com seis potes) ou eram muito caros para o meu bolso. Além disso eu tenho um probleminha de espaço na minha cozinha, por isso também não podiam ter um suporte muito grande.

Por esses dias, minha mãe trouxe um monte de vidrinhos com tampa para eu guardar miçangas e botões (quando ela não consegue juntar vidros e frascos, pede para alguém que consuma bastante determinado tipo de produto). Enquanto eu os lavava, lembrei de uma ideia que vi numa revista que resolveria meu problema na cozinha. Dezesseis temperos decoram minha cozimeu cantinho.
Eu não usei pregos ou parafusos para colocar as tampas. Hoje em dia, existem disponíveis em casas de materiais de construção colas super potentes que são usadas para fixar ou vedar diversos tipos de materiais. Eu fiz o teste com duas colas: a Prego Líquido e a FixTudo. A primeira não suportou a pressão de rosquear o pote. O vidro caiu e foi uma lambança só. Mas a FixTudo aguentou bem o tranco e nem com muita força consigo tirar os vidrinhos dali. 

Fuçando pela internet achei mais algumas ideias bacanas que podem servir de inspiração. 
 

Se os seus potes não possuem tampas coloridas, você pode pintá-las com tinta acrílica.  
                             
E se usar vidros é uma preocupação p'ra você, algumas marcas de maionese usam embalagens de plástico. Enfim, possibilidades não faltam e o resto é com a sua criatividade. 

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...